top of page

Escola Antônio Inácio celebra 50 anos de existência

  • 28 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

ImagemReprodução

Funcionando em solo feiranovense há 50 anos, a Escola Antônio Inácio tem motivos de sobra para comemorar os patamares que alcançou desde sua fundação e o espaço de grande destaque que conquistou no município.

A escola iniciou suas atividades com o nome de “Grupo Escolar Antônio Inácio” e foi construída em um terreno doado pelo Sr. Antônio Inácio de Mello. Sendo fundada no ano de 1967 com, apenas, quatro salas e uma cantina, teve como primeira diretora a Sra. Maria Coelho da Silva, que geriu o grupo por 20 anos.


Atualmente, a escola possui Ensino Fundamental e Médio, mas, nem sempre, ofereceu ensino nos dois níveis. Desde sua fundação até o ano de 2006, o ensino era disponibilizado até a 4ª série do Ensino Fundamental I. Somente a partir do ano de 2007, com a gestão da Sra. Maria Solange, foram implantadas as primeiras turmas correspondentes ao Ensino Fundamental II.


Quem frequenta o espaço físico da Escola Antônio Inácio nos dias de hoje e vê a quantidade de alunos nos corredores, não imagina que, por volta de 2006, a escola quase encerrou suas atividades por falta de alunos matriculados. A estratégia utilizada pelos funcionários da época para impedir a extinção da escola foi a realização de visitas aos moradores das comunidades vizinhas, objetivando a realização das matrículas nos domicílios dos mesmos. Visando-se a ampliação do ensino oferecido, a partir de 2011, sob o comando de Geracina Santos, foram implantadas as primeiras turmas correspondentes ao Ensino Médio.


A GESTÃO DOS 50 ANOS


Atuantes e comandando a equipe gestora da Escola Antônio Inácio, Denise Alves e Severina Vicente são as grandes responsáveis por manter as atividades da instituição de ensino no mais alto patamar de qualidade.


Começando a trabalhar na escola em 2010 como professora de Língua Portuguesa e Inglesa, Denise Alves não almejava assumir a direção do Antônio Inácio, porém, assumiu o cargo no ano de 2014, dando início a sua contribuição e implementação de um modelo de trabalho que objetiva mobilizar a equipe escolar para garantir resultados positivos através da união de todos. Ela relata: “O nosso objetivo é tornar a Escola Estadual Antônio Inácio uma instituição de ensino reconhecida por suas práticas educativas qualitativas que tornem o estudante um cidadão crítico e reflexivo".


Para dar prosseguimento aos objetivos estabelecidos e alcance das metas, Denise Alves conta com a essencial participação da Gestora Adjunta, Severina Vicente. Ela passou a integrar a equipe da Escola Estadual Antônio Inácio no ano de 2006, como Educadora de Apoio, e também não estava em seus objetivos assumir o cargo de Diretora Adjunta da instituição: “Eu já sabia das dificuldades enfrentadas pelo gestor na gerência de uma instituição de ensino e minha paixão sempre foi o pedagógico”.


Durante todo o ano a equipe do Antônio Inácio estará realizando atividades em celebração ao Jubileu de Ouro da instituição e homenagens às figuras que contribuíram para o fortalecimento do trabalho educacional da escola no município.


 
 
 

Comentários


Patrocínio
Anuncie Aqui

© 2018 Blog Folha de Feira Nova

bottom of page